quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sobre "O homem duplicado"de Denis Villeneuve

Nossa, o que é esse filme. Creio que deveria classificá-lo como um daqueles momentos do cinema que quando se chega ao final, quando surgem os créditos, nós nos perguntamos o que foi que aconteceu... que parte do filme eu perdi? Não sei se é tão difícil por ser uma adaptação de Saramago para o cinema, visto que se permanecesse apenas na literatura já seria intrincado o suficiente. Mas não, o diretor do filme deve ter pretensões maiores do que apenas demonstrar as ideias mais obscuras do autor português...
Visto que seu filme foi feito em um tom amarelado, demonstrando certa monotonia aliada a algo um pouco soturno. Isto com uma música bastante perturbadora, mantendo, durante todo o filma um tenebroso clima de suspense e apreensão, em alguns trechos, nos levando a um sentimento de terror.
Além disso, o brilhante trabalho de ator de Jake Gylenhaal... espetacular... conseguiu em sua construção de personagem dar diferenças psicológicas latentes ao personagem que eu particularmente, considero o mesmo personagem em momentos diferentes de uma complexa teia de acontecimentos.
Teia é um excelente termo, pois a figura da aranha é o foco do enigma para a percepção do filme, e garanto, agora necessitar admitir minha ignorância. Cheguei mesmo a pesquisar o significa da figura da aranha, mas isso apenas me deixou mais confuso... A aranha é a figura feminina representada pela mãe, pela esposa e pela namorada? Os fios de eletricidade espalhados também durante o filme visam representar uma teia? 
Gostaria também que ficasse um pouco mais claro, para mim, evidentemente, a trama usando os dizeres de Marx ao criticar Hegel, afirmando que a história ocorre primeiro como tragédia e depois como farsa. Interpreto que em sua primeira representação histórica, o personagem, ator de filmes de terceira, teve sua tragédia consumada e seu segundo acontecimento, como historiador, não passava de uma farsa de uma vida que poderia ter sido diferente, mas que por imposições femininas, aranhicas, foi interrompida de alguma forma.
Resumindo, será que alguém poderia se dispôr a conversar sobre esse filme comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário