sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Jogo de Cena


Documentário de Eduardo Coutinho.

Sua ideia inicial foi publicar um anúncio no jornal para que mulheres acima dos 18 anos que tivessem uma história para contar e quisessem fazer parte de um documentário dessem seus depoimentos frente às câmeras.
Ocorre que após essas falas, suas gravações foram entregues para atrizes, para que as mesmas representassem as mulheres originais. Podemos saber disso apenas pela participação das atrizes consagradas, Fernanda Torres, Andréa Beltrão e Marília Pêra, pois se não houvesse sido assim, jamais teríamos nos questionado sobre a veracidade das falas.

Uma poética única alcançada por Coutinho no que me sinto livre para chamar de metadocumentário, ou se preferirmos metaficção. E creio de fato que o intuito do diretor foi justamente nos questionar sobre os limites da realidade e os liames da ficção. Até que ponto nos enganamos com nossas próprias histórias e não as confundimos com o emaranhado de ideias presente no mundo?

Um filme que vale a pena e como foi financiado com verbas públicas não me pesa nem um instante na consciência publicá-lo para quem quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário